SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue3Neuroradiological investigation in patients with idiopathic growth hormone deficiencyThe impact of a breastfeeding promotion program at a health center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ALMEIDA, Carlos A. N. de et al. Fatores associados a anemia por deficiência de ferro em crianças pré-escolares brasileiras. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.3, pp. 229-234. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/1188.

OBJETIVO: Avaliar fatores determinantes de anemia e deficiência de ferro em crianças de duas creches da cidade de Pontal, sudeste do Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal foi realizado avaliando-se 192 crianças com idades entre 12 e 72 meses. Dados pessoais (idade, sexo, uso de ferro medicamentoso, duração do aleitamento materno, tipo de parto, cuidados pré-natais, peso e estatura) e dados socioeconômicos (número de co-habitantes, escolaridade dos pais e renda per capita familiar) foram obtidos e correlacionados com hemoglobina, receptores de transferrina, ferritina e anemia ferropriva. RESULTADOS: A idade foi a variável mais afetada pelo estado nutricional de ferro, correlacionando-se com maiores valores de hemoglobina e ferritina e menores valores de receptor de transferrina, sendo que menos anemia ferropriva foi detectada quanto maior a idade. As outras variáveis estudadas não apresentaram correlação com o estado nutricional de ferro. CONCLUSÃO: Os dados sugerem que as estratégias de controle para essa população de crianças pré-escolares devem ser direcionadas especialmente para aquelas de menor idade.

Keywords : Anemia; deficiência de ferro; crianças.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese