SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue3Factors associated with iron deficiency anemia in Brazilian preschool childrenExclusive breastfeeding at the point of discharge of high-risk newborns at a Neonatal Intensive Care Unit and the factors associated with this practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

LANA, Adolfo P. B.; LAMOUNIER, Joel A.  and  CESAR, Cibele C.. Impacto de um programa para promoção da amamentação em um centro de saúde. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.3, pp. 235-240. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/1189.

OBJETIVO: Determinar o impacto, na manutenção da amamentação além dos 2 meses, de um programa chamado "17 passos", que consiste de 17 estratégias para promoção, apoio e proteção à amamentação, implementados durante 10 meses em um centro de saúde. MÉTODOS: Ensaio clínico não-aleatorizado, com 147 crianças nascidas de 1º de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2001, que tiveram seu primeiro atendimento antes de completar 2 meses de idade; 67 crianças foram submetidas ao programa tradicional e estudadas retrospectivamente, e 80 foram submetidas aos 17 passos e estudadas prospectivamente. O tempo de seguimento máximo foi de 10 meses. O impacto do programa no aleitamento foi avaliado por meio de técnicas de análise de sobrevida. As curvas de sobrevivência foram descritas pelo método de Kaplan-Meier e comparadas pelo teste log-rank. Utilizou-se o modelo de Cox para o ajuste por covariáveis. A comparação inicial dos grupos foi feita através dos testes t, Kruskal-Wallis e qui-quadrado. Considerou-se o nível de significância de 5%. RESULTADOS: Ajustando-se por covariáveis da mãe e da criança, observou-se diferença significativa entre o tempo de aleitamento dos dois grupos (p = 0,047). O risco relativo de interrupção do aleitamento materno para o grupo dos 17 passos foi de 0,54 (intervalo de confiança 95% = 0,30-0,99), indicando que o risco de as crianças submetidas à intervenção tradicional interromperem a amamentação antes de completar 1 ano é 85% superior ao das crianças submetidas aos 17 passos. CONCLUSÃO: O programa teve impacto positivo na duração da manutenção do aleitamento materno dos 2 aos 12 meses de idade.

Keywords : Intervenção; promoção; avaliação; programa; amamentação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese