SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue4Allergic drug reactionsAntenatal corticosteroid use and clinical evolution of preterm newborn infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

ANCHIETA, Lêni M.; XAVIER, César C.  and  COLOSIMO, Enrico A.. Crescimento de recém-nascidos pré-termo nas primeiras 12 semanas de vida. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.4, pp. 267-276. ISSN 1678-4782.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000500005.

OBJETIVO: Avaliar o crescimento somático de recém-nascidos pré-termo através de curvas de crescimento nas primeiras 12 semanas de vida. MÉTODO: Estudo longitudinal prospectivo realizado em duas maternidades públicas de Belo Horizonte. Peso, perímetro cefálico e comprimento foram avaliados semanalmente em 340 recém-nascidos pré-termo, com peso ao nascer menor que 2.500 g, e construíram-se curvas de crescimento ajustadas pelo modelo de Count para cada variável. RESULTADOS: O modelo de Count demonstra claramente a dinâmica de perda, estabilização e ganho de peso de todas as curvas, que é graficamente semelhante nas diferentes faixas de peso de nascimento. A perda de peso ocorreu dentro da primeira semana (4 a 6 dias), variando de 5,9% a 9,7%, sendo tanto mais acentuada quanto menor o peso de nascimento. O tempo para a recuperação do peso de nascimento variou de 16 a 19 dias, evidenciando um tempo maior de recuperação do peso de nascimento. Uma vez recuperado o peso de nascimento, a partir da terceira semana os recém-nascidos mantiveram taxas crescentes de ganho de peso. As curvas de crescimento do perímetro cefálico e comprimento são pouco afetadas pela perda de peso, mas os recém-nascidos de menores pesos apresentaram perda de perímetro cefálico e comprimento, em função das menores idades gestacionais. CONCLUSÃO: Os achados deste estudo evidenciam que, no que diz respeito à dinâmica, os nossos recém-nascidos apresentaram crescimento semelhante ao de outros estudos e apresentam um déficit de crescimento, mas também mostram que eles têm um grande potencial para recuperar seu crescimento.

Keywords : Prematuro; curvas de crescimento; crescimento somático.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English (pdf) | Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)