SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue4Allergic drug reactionsAntenatal corticosteroid use and clinical evolution of preterm newborn infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ANCHIETA, Lêni M.; XAVIER, César C.  and  COLOSIMO, Enrico A.. Crescimento de recém-nascidos pré-termo nas primeiras 12 semanas de vida. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.4, pp. 267-276. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000500005.

OBJETIVO: Avaliar o crescimento somático de recém-nascidos pré-termo através de curvas de crescimento nas primeiras 12 semanas de vida. MÉTODO: Estudo longitudinal prospectivo realizado em duas maternidades públicas de Belo Horizonte. Peso, perímetro cefálico e comprimento foram avaliados semanalmente em 340 recém-nascidos pré-termo, com peso ao nascer menor que 2.500 g, e construíram-se curvas de crescimento ajustadas pelo modelo de Count para cada variável. RESULTADOS: O modelo de Count demonstra claramente a dinâmica de perda, estabilização e ganho de peso de todas as curvas, que é graficamente semelhante nas diferentes faixas de peso de nascimento. A perda de peso ocorreu dentro da primeira semana (4 a 6 dias), variando de 5,9% a 9,7%, sendo tanto mais acentuada quanto menor o peso de nascimento. O tempo para a recuperação do peso de nascimento variou de 16 a 19 dias, evidenciando um tempo maior de recuperação do peso de nascimento. Uma vez recuperado o peso de nascimento, a partir da terceira semana os recém-nascidos mantiveram taxas crescentes de ganho de peso. As curvas de crescimento do perímetro cefálico e comprimento são pouco afetadas pela perda de peso, mas os recém-nascidos de menores pesos apresentaram perda de perímetro cefálico e comprimento, em função das menores idades gestacionais. CONCLUSÃO: Os achados deste estudo evidenciam que, no que diz respeito à dinâmica, os nossos recém-nascidos apresentaram crescimento semelhante ao de outros estudos e apresentam um déficit de crescimento, mas também mostram que eles têm um grande potencial para recuperar seu crescimento.

Keywords : Prematuro; curvas de crescimento; crescimento somático.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese