SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue4Prevalence of pathologic gastroesophageal reflux in regurgitant infantsLeptin as a marker of sexual dimorphism in newborn infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

GARCIA, Juliana M.; GHERPELLI, José Luiz D.  and  LEONE, Cléa R.. Importância da avaliação dos movimentos generalizados espontâneos no prognóstico neurológico de recém-nascidos pré-termo. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.4, pp. 296-304. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/1203.

OBJETIVO: Estudar a relação entre a qualidade, tipos e trajetória dos movimentos generalizados espontâneos em recém-nascidos pré-termo com os achados da ultra-sonografia de crânio neonatal e com a evolução neurológica. MÉTODO: 40 recém-nascidos pré-termo, com idade gestacional < 35 semanas, tiveram seus movimentos generalizados registrados através de videoteipe durante os períodos pré-termo, a termo (37ª - 42ª semana de idade pós-concepcional) e pós-termo (49ª - 56ª semana de idade pós-concepcional), e foram seguidos prospectivamente até um ano de idade pós-concepcional. RESULTADOS: Nossos resultados mostraram que a qualidade dos movimentos generalizados, particularmente no período pós-termo (p = 0,009), foram relacionados com a presença de lesões cerebrais detectadas à ultra-sonografia e com a evolução neurológica. Enquanto a presença de lesões ultra-sonográficas graves foi associada à evolução neurológica desfavorável (p = 0,01), o achado de padrões de movimentos generalizados espontâneos normais foi associado à normalidade neurológica no seguimento, com valores preditivos negativos de 100%, para o período pré-termo, e 80% para ambos os períodos a termo e pós-termo. CONCLUSÕES: Quando usados conjuntamente, esses métodos podem aumentar a especificidade e a sensibilidade na detecção de um grupo de recém-nascidos pré-termo de alto risco para seqüelas neurológicas, no seguimento a longo prazo.

Keywords : Recém-nascido de baixo peso; hemorragia intracraniana; leucomalácia periventricular; atividade motora; exame neurológico; ultra-sonografia; prognóstico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese