SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue5  suppl.Common problems during lactation and their managementBreastfeeding in premature infants: in-hospital clinical management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SANCHES, Maria Teresa C.. Manejo clínico das disfunções orais na amamentação. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.5, suppl., pp. s155-s162. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000700007.

OBJETIVO: Abordar os aspectos relacionados com a detecção precoce e o manejo clínico das disfunções orais na amamentação. FONTES DE DADOS: Revisão bibliográfica com enfoque no manejo clínico das disfunções orais em crianças amamentadas, utilizando artigos científicos, livros técnicos, teses e publicações nacionais e internacionais. SÍNTESE DOS DADOS: As disfunções orais (desordens da sucção do bebê), se não corrigidas precocemente, podem gerar ações inadequadas, prejudicando o desempenho satisfatório entre mãe e bebê na mamada. Os profissionais de saúde podem contribuir nesses casos, reconhecendo e intervindo precocemente através de capacitação para a avaliação da mamada e para o manejo clínico adequado das disfunções orais. No manejo clínico para bebês com dificuldades na amamentação, devem ser considerados os aspectos relevantes da fisiologia oral e observação da amamentação para essa prática. Destaca-se a importância do trabalho de uma equipe interdisciplinar e das precauções necessárias quanto ao treino oral desses bebês, bem como a necessidade de acompanhamento por especialista treinado nos casos mais complexos. CONCLUSÃO: As disfunções orais do bebê na amamentação podem ser corrigidas, desde que identificadas precocemente. Os profissionais de saúde podem auxiliar mães e bebês a superar essa dificuldade, capacitando-se para realizar uma prática clínica adequada na amamentação.

Keywords : Amamentação; recém-nascido; comportamento de sucção.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese