SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue5  suppl.Clinical management of oral disorders in breastfeedingKangaroo Mother Care: scientific evidences and impact on breastfeeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NASCIMENTO, Maria Beatriz R. do  and  ISSLER, Hugo. Aleitamento materno em prematuros: manejo clínico hospitalar. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.5, suppl., pp. s163-s172. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000700008.

OBJETIVO: Abordar a importância do aleitamento materno e sua promoção no manejo clínico-hospitalar de recém-nascidos pré-termo. FONTE DOS DADOS: Foi realizada extensa revisão bibliográfica sobre o tópico, sendo selecionado material oriundo de livros-texto, teses, publicações de organismos nacionais e internacionais e artigos publicados selecionados a partir de pesquisa na base de dados MEDLINE referente ao período de 1990 a 2003, utilizando as palavras-chave breastfeeding and low birth weight e breastfeeding and preterm infant. Algumas referências relevantes dos trabalhos selecionados também foram utilizadas. SÍNTESE DOS DADOS: A partir da literatura levantada, verifica-se que vários aspectos tornam o leite materno particularmente adequado para a alimentação do recém-nascido prematuro. No entanto, observa-se, de modo geral, uma baixa incidência de êxito na amamentação de prematuros, especialmente em unidades neonatais de risco, apesar de haver evidências de que uma postura hospitalar favorável possibilite o aleitamento nessas crianças. CONCLUSÕES: Amamentar prematuros ainda é um desafio, mas é factível desde que haja apoio e suporte apropriados, principalmente pelos profissionais de saúde. As mães de prematuros necessitam de mais informações sobre a importância da amamentação para que possam tomar decisões sobre a nutrição dos seus filhos.

Keywords : Aleitamento materno; leite humano; recém-nascido; prematuro; assistência neonatal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese