SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue5  suppl.Breastfeeding and maternal medications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

RIBEIRO, Nilza M. E.  and  RIBEIRO, Manoel A. S.. Aleitamento materno e cárie do lactente e do pré-escolar: uma revisão crítica. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.5, suppl., pp.s199-s210. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000700012.

OBJETIVO: Buscar evidências científicas que comprovem ou refutem a afirmação de que o aleitamento materno noturno e em livre demanda está associado com cárie do lactente e do pré-escolar. FONTES DOS DADOS: Foi realizada busca de artigos científicos utilizando-se as bases de dados MEDLINE, Lilacs e SciELO, páginas de internet relevantes, livros técnicos e publicações de consenso de organismos nacionais e internacionais. As palavras-chave utilizadas foram: early childhood caries, dental caries, dental decay e breastfeeding. Percebida a relevância, também se buscou diretamente as referências indicadas nos artigos encontrados. SÍNTESE DOS DADOS: Os estudos que relacionam a cárie com o aleitamento materno invariavelmente só observam os fatores inter-relacionados com o surgimento dessa doença, deixando de lado aqueles associados à amamentação. Muitos desses fatores atuam como variáveis de confusão porque, do mesmo modo que interferem no aleitamento materno, também têm influência no surgimento da cárie. Além disso, estudos atuais têm demonstrado a cariogenicidade de vários alimentos dados às crianças e a não-cariogenicidade do leite materno. CONCLUSÕES: Não há evidências científicas que comprovem que o leite materno possa estar associado com o surgimento de cárie, sendo essa relação complexa e confundida por muitas variáveis.

Keywords : Cárie do lactente e do pré-escolar; cárie precoce na infância; cárie de estabelecimento precoce; aleitamento materno; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License