SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue5  suppl.Breastfeeding and maternal medications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

RIBEIRO, Nilza M. E.  and  RIBEIRO, Manoel A. S.. Aleitamento materno e cárie do lactente e do pré-escolar: uma revisão crítica. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.5, suppl., pp. s199-s210. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000700012.

OBJETIVO: Buscar evidências científicas que comprovem ou refutem a afirmação de que o aleitamento materno noturno e em livre demanda está associado com cárie do lactente e do pré-escolar. FONTES DOS DADOS: Foi realizada busca de artigos científicos utilizando-se as bases de dados MEDLINE, Lilacs e SciELO, páginas de internet relevantes, livros técnicos e publicações de consenso de organismos nacionais e internacionais. As palavras-chave utilizadas foram: early childhood caries, dental caries, dental decay e breastfeeding. Percebida a relevância, também se buscou diretamente as referências indicadas nos artigos encontrados. SÍNTESE DOS DADOS: Os estudos que relacionam a cárie com o aleitamento materno invariavelmente só observam os fatores inter-relacionados com o surgimento dessa doença, deixando de lado aqueles associados à amamentação. Muitos desses fatores atuam como variáveis de confusão porque, do mesmo modo que interferem no aleitamento materno, também têm influência no surgimento da cárie. Além disso, estudos atuais têm demonstrado a cariogenicidade de vários alimentos dados às crianças e a não-cariogenicidade do leite materno. CONCLUSÕES: Não há evidências científicas que comprovem que o leite materno possa estar associado com o surgimento de cárie, sendo essa relação complexa e confundida por muitas variáveis.

Keywords : Cárie do lactente e do pré-escolar; cárie precoce na infância; cárie de estabelecimento precoce; aleitamento materno; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese