SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue6Factors related to hospitalization due to injuries in children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

IBIAPINA, Cássio C.; CRUZ, Álvaro A.  and  CAMARGOS, Paulo A. M.. Hidrofluoralcano como propelente dos aerossóis pressurizados de dose medida: histórico, deposição pulmonar, farmacocinética, eficácia e segurança. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.6, pp. 441-446. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000800004.

OBJETIVO: Rever a literatura sobre o hidrofluoralcano como propelente dos inaladores de dose medida contendo medicamentos empregados na asma. FONTES DOS DADOS: O levantamento bibliográfico foi realizado em bancos de dados eletrônicos - MEDLINE, MDConsult, HighWire, Medscape e LILACS - e por pesquisa direta - referentes aos últimos 15 anos -, utilizando-se as seguintes palavras-chaves: hidrofluoralcano, asma e infância. SÍNTESE DOS DADOS: Foram selecionados 43 artigos originais abordando a questão da substituição do clorofluorcarbono pelo hidrofluoralcano. Este gás mostrou-se como uma alternativa de propelente segura, com deposição pulmonar de 50 a 60% e eficácia significativa quando comparado com placebo (p < 0,003) através de estudos clínicos controlados. A maioria das pesquisas realizadas com o hidrofluoralcano emprega o dipropionato de beclometasona. O custo anual aproximado do tratamento com dipropionato de beclometasona/hidrofluoralcano foi menor do que com dipropionato de beclometasona/clorofluorcarbono. Alguns estudos avaliaram o salbutamol, a fluticasona, a flunisolida e a associação fluticasona-salmeterol tendo o hidrofluoralcano como propelente em inaladores pressurizados de dose medida. CONCLUSÕES: Ficou evidenciada em adultos a eficácia e segurança do hidrofluoralcano como propelente de broncodilatadores e glicocorticosteróides em aerossol, bem como a melhor deposição pulmonar das partículas, de um modo geral. Todavia, são escassos os dados na literatura acerca do uso do hidrofluoralcano na faixa etária pediátrica. Seria importante conduzir estudos adicionais em crianças e adolescentes.

Keywords : Asma; hidrofluoralcano; tratamento; aerossol.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese