SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue6Macrophage activation syndrome associated with systemic juvenile idiopathic arthritis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

FERNANDEZ, Pedro M.; LUCIO, Luiz A.G.  and  POLLACHI, Fabíola. Acalasia de esôfago de causa desconhecida na infância. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.6, pp. 523-526. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000800016.

OBJETIVO: Os autores descrevem o caso de uma criança do sexo feminino, de 9 anos de idade, com acalasia de esôfago de causa indeterminada, tratada cirurgicamente. Discutem também os métodos empregados para diagnóstico e tratamento, além de realizarem uma revisão da literatura. DESCRIÇÃO: A acalasia do esôfago é uma doença rara em crianças, geralmente de origem indeterminada. Tem como principais sintomas regurgitação, vômitos de características esofágicas, disfagia e perda de peso. O diagnóstico é feito por esofagograma, endoscopia e, mais precisamente, por manometria esofágica. O tratamento de escolha é a cardiomiotomia a Heller, associada ou não a válvula anti-refluxo. A dilatação endoscópica por balão e a toxina botulínica têm sido descritas como alternativas terapêuticas. COMENTÁRIOS: A acalasia de esôfago é uma doença rara em crianças, e sua origem geralmente é indeterminada. O quadro clínico pode ser confundido com doença do refluxo gastroesofágico, podendo retardar seu diagnóstico. A cardiomiotomia a Heller, associada à confecção de válvula anti-refluxo, consiste na modalidade terapêutica de escolha.

Keywords : Megaesôfago; refluxo gastroesofágico; infância; esofagomiotomia; dilatação pneumática por balão; toxina botulínica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese