SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue6Macrophage activation syndrome associated with systemic juvenile idiopathic arthritis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

FERNANDEZ, Pedro M.; LUCIO, Luiz A.G.  and  POLLACHI, Fabíola. Acalasia de esôfago de causa desconhecida na infância. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.6, pp.523-526. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000800016.

OBJETIVO: Os autores descrevem o caso de uma criança do sexo feminino, de 9 anos de idade, com acalasia de esôfago de causa indeterminada, tratada cirurgicamente. Discutem também os métodos empregados para diagnóstico e tratamento, além de realizarem uma revisão da literatura. DESCRIÇÃO: A acalasia do esôfago é uma doença rara em crianças, geralmente de origem indeterminada. Tem como principais sintomas regurgitação, vômitos de características esofágicas, disfagia e perda de peso. O diagnóstico é feito por esofagograma, endoscopia e, mais precisamente, por manometria esofágica. O tratamento de escolha é a cardiomiotomia a Heller, associada ou não a válvula anti-refluxo. A dilatação endoscópica por balão e a toxina botulínica têm sido descritas como alternativas terapêuticas. COMENTÁRIOS: A acalasia de esôfago é uma doença rara em crianças, e sua origem geralmente é indeterminada. O quadro clínico pode ser confundido com doença do refluxo gastroesofágico, podendo retardar seu diagnóstico. A cardiomiotomia a Heller, associada à confecção de válvula anti-refluxo, consiste na modalidade terapêutica de escolha.

Keywords : Megaesôfago; refluxo gastroesofágico; infância; esofagomiotomia; dilatação pneumática por balão; toxina botulínica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License