SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Well-child care: two distinct viewsComparative analysis of clinical and laboratory methods for diagnosing streptococcal sore throat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MARQUES, Ilza L. et al. Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.1, pp. 14-22. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000100005.

OBJETIVO: Apresentar protocolo único que possa atender tanto às dificuldades respiratórias como às dificuldades alimentares dos neonatos e lactentes com seqüência de Robin. FONTE DE DADOS: O artigo foi desenvolvido tomando como base as publicações mais recentes disponíveis em bancos de dados bibliográficos e livros que discutem o tratamento da seqüência de Robin, em especial os estudos realizados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP). SÍNTESE DE DADOS: O artigo apresenta os aspectos morfológicos e genéticos da seqüência de Robin e conceitos sobre nasofaringoscopia e suas implicações clínicas, discute o tratamento das dificuldades respiratórias e alimentares e apresenta um protocolo único para atender a todos os casos de seqüência de Robin, independentemente de sua gravidade e complexidade. CONCLUSÕES: A seqüência de Robin não é somente uma patologia obstrutiva anatômica para ser resolvida com procedimentos cirúrgicos, mas os conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento devem ser aplicados por uma equipe multidisciplinar, porque possibilitam a rápida recuperação da permeabilidade das vias aéreas e da capacidade de alimentação oral, evitando-se, muitas vezes, os procedimentos cirúrgicos e seus riscos, principalmente quando realizados em neonatos e lactentes pequenos.

Keywords : Síndrome de Pierre Robin; crescimento; fissura palatina; obstrução das vias respiratórias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese