SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Gestational weight gain and macrosomia in a cohort of mothers and their childrenThe effect of processing on the Vitamin A content of human milk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

LA SCALA, Cintia S. K.; NASPITZ, Charles K  and  SOLE, Dirceu. Adaptação e validação do Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ-A) em crianças e adolescentes brasileiros com asma. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.1, pp. 54-60. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000100011.

OBJETIVOS: Traduzir e adaptar ao português (cultura brasileira) o Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ) para uso em crianças e adolescentes com asma e validar a versão adaptada (PAQLQ-A). MÉTODOS: Crianças e adolescentes (7 a 17 anos) com asma foram entrevistados e responderam o PAQLQ-A à admissão, sendo avaliados por escore clínico de gravidade. Segundo o escore clínico de gravidade, os pacientes foram classificados em leves (< 2) ou moderados/graves (> 2). Eles foram reavaliados em pelo menos mais duas ocasiões, com intervalo de 2 a 4 semanas. RESULTADOS: Durante o seguimento, alguns se mantiveram sem mudança no escore clínico de gravidade e foram identificados como estáveis; já os que variaram foram identificados como instáveis. A reprodutibilidade do PAQLQ-A foi avaliada entre os estáveis comparando-se as médias dos domínios sintomas, emoções, atividades e total e do escore clínico de gravidade em dois tempos predeterminados (15 a 30 dias de intervalo), sem diferenças entre elas. A avaliação da suscetibilidade à alteração foi feita entre os pacientes instáveis. As médias dos domínios e o total em dois tempos foram significantemente diferentes, assim como o escore clínico de gravidade. A validação do instrumento foi realizada pela aplicação do teste de confiabilidade de Cronbach (a = 0,909). CONCLUSÕES: A tradução do PAQLQ para a língua portuguesa não modificou estruturalmente o questionário original; o PAQLQ-A é de fácil aplicação, reprodutível, capaz de detectar mudanças e constitui-se em instrumento valioso para a avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes com asma.

Keywords : Asma; questionário; validação; qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese