SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Etiological assessment of hyperthyrotropinemia in children with Down's syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SARAIVA, Fabio P. et al. Oftalmomiíase como causa de lesão canalicular. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.1, pp. 85-87. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000100016.

OBJETIVO: Miíase é a invasão de tecido humano pela larva de uma mosca da ordem Díptera. O envolvimento ocular não é comum. Lesões do aparelho lacrimal geralmente estão associadas a traumas e raramente são devidas a infestações parasitárias. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de laceração canalicular causado por larva de Dermatobia hominis. DESCRIÇÃO: Criança do sexo feminino, 8 anos de idade, apresentou-se com celulite pré-septal não responsiva a antibioticoterapia. Foi observada uma larva de D. hominis no saco lacrimal. Realizou-se a extração cirúrgica da larva e observou-se lesão do sistema de drenagem lacrimal. COMENTÁRIOS: A infestação parasitária em via lacrimal é rara. A extração cirúrgica da larva é recomendada como tratamento de escolha. Apesar de incomum, a oftalmomiíase deve ser considerada como um diagnóstico diferencial possível em celulites não responsivas ao tratamento convencional, especialmente em áreas endêmicas. Esta é a primeira descrição de lesão do sistema de drenagem lacrimal por larva de D. hominis.

Keywords : Miíase; celulite; infecções oculares parasitárias; lacerações; aparelho lacrimal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese