SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1  suppl.1Ischemic brain damage in very low birth weight preterm newborn infantsMinerals in the nutrition of extremely low birth weight infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CAMELO JR., José Simon  and  MARTINEZ, Francisco Eulógio. Dilemas nutricionais no pré-termo extremo e repercussões na infância, adolescência e vida adulta. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.1, suppl.1, pp. S33-S42. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000200005.

OBJETIVO: Rever a literatura atual sobre a alimentação do recém-nascido pré-termo extremo, enfocando os principais dilemas nutricionais e repercussões na infância, adolescência e vida adulta. FONTE DOS DADOS: Foi realizada revisão bibliográfica utilizando os bancos de dados MEDLINE, Cochrane Database of Systematic Reviews e Best Evidence. SÍNTESE DOS DADOS: Cada vez mais fica evidente que as práticas alimentares estabelecidas com os pré-termo podem afetar não só o desenvolvimento imediato, mas também sua evolução a longo prazo. A nutrição neste período pode determinar se o adulto será mais ou menos saudável. Existe um longo caminho de aprendizado sobre a segurança e eficácia dos nutrientes administrados para os pré-termo; sobre as técnicas para avaliar as diferentes estratégias alimentares; e sobre os efeitos a longo prazo destes regimes no desenvolvimento, crescimento e aparecimento de doenças. CONCLUSÃO: Apesar dos grandes avanços na área, ainda são necessários estudos básicos e clínicos para aprofundar a compreensão das necessidades nutricionais do recém-nascido pré-termo e a forma mais adequada de supri-las, evitando-se conseqüências indesejáveis a longo prazo.

Keywords : Nutrição; leite humano; alimentação parenteral; alimentação enteral; prematuridade; programação nutricional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese