SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue2Sildenafil for pulmonary hypertension treatment after cardiac surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

VENTURA, Andréa Maria Cordeiro; GOES, Patrícia Freitas; OTOCH, José Pinhata  and  FERNANDES, José Carlos. Ruptura traumática de via aérea em criança: um desafio diagnóstico. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.2, pp. 179-182. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000300016.

OBJETIVO: Relatar um caso de ruptura da via aérea em criança vítima de trauma torácico decorrente de queda do tanque de lavar roupas. DESCRIÇÃO: Relato de caso descritivo. O paciente pré-escolar de 34 meses, do sexo masculino foi atendido na unidade de terapia intensiva pediátrica de Hospital Universitário. Foram realizados os seguintes procedimentos: radiografia simples e tomografia de tórax, endoscopia respiratória, toracotomia, antibioticoterapia, ventilação mecânica. A radiografia simples de tórax, tomografia computadorizada de tórax e endoscopia respiratória foram necessárias para definir o diagnóstico de ruptura traumática da via aérea associada a contusão pulmonar, pneumotórax, pneumomediastino e enfisema subcutâneo. O paciente foi submetido a toracotomia para reparação de lesão quase completa de brônquio principal esquerdo. Antibioticoterapia de largo espectro e suporte ventilatório contribuíram para resolução do caso sem seqüelas a médio prazo. COMENTÁRIOS: Na vigência de trauma torácico em criança, a busca diagnóstica por lesões incomuns, mas potencialmente letais, como a ruptura da via aérea, deve ser incessante, particularmente naqueles pacientes com fortes evidências clínicas. A complementação diagnóstica deve ser otimizada com a radiografia simples de tórax, a tomografia de tórax e o exame endoscópico que estabelece o diagnóstico definitivo.

Keywords : Trauma torácico; ruptura de brônquio principal esquerdo; pneumotórax; enfisema subcutâneo; criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese