SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue3Comparison of two prognostic scores (PRISM and PIM) at a pediatric intensive care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

WONG, Kin-Sun  and  HUANG, Yhu-Chering. Fístula broncopleural cutânea causada por Eikenella corrodens. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.3, pp. 265-267. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/1349.

OBJETIVO: Fazer uma revisão sobre fistula cutânea broncopleural causada por Eikenella corrodens e relatar e discutir o caso de uma paciente. DESCRIÇÃO: Paciente do sexo feminino, 16 anos de idade, foi encaminhada ao nosso hospital em estado febril com histórico de escarro com estrias de sangue há 2 meses; apresentava seqüelas neurológicas de encefalite herpética e estava confinada ao leito desde os cinco anos de idade. A mãe relatou ter detectado, dias antes, uma massa mole paraespinhal longitudinal. A paciente recebia alimentação via oral apesar da ocorrência de freqüentes engasgamentos nos últimos anos. À apalpação, a massa podia ser pressionada até encontrar menor resistência do espaço subcutâneo, estendendo-se longitudinalmente até a região torácica inferior. A tomografia torácica revelou pneumonia necrotizante do lobo direito inferior e uma fistula bronco pleural formando áreas de cavitação subcutânea. A paciente foi submetida a tratamento prolongado com antibióticos com decrescentes coletas de ar por 8 semanas. COMENTÁRIOS: A Eikenella corrodens tem sido indicada como potencial patógeno causador de infecções pleuropulmonares. Não há relatos de fístula pleurocutânea e formação de abscessos como complicadores de empiema e pneumonia necrotizante causados por infecção de E. corrodens. A presença de lesão torácica proeminente que aumenta e diminui com a respiração pode ser uma indicação de fistula pleurocutânea. O tratamento do empiema de Eikenella com antibióticos sem decorticação cirúrgica exige um tratamento prolongado com antibioticoterapia.

Keywords : Fistula cutânea; eikenella; infecção; antibióticos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese