SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Different inhaler devices in acute asthma attacks: a randomized, double-blind, placebo-controlled studyThe influence of breastfeeding technique on the frequencies of exclusive breastfeeding and nipple trauma in the first month of lactation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CASSOL, Vitor E. et al. Prevalência e gravidade da asma em adolescentes e sua relação com índice de massa corporal. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.4, pp. 305-309. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000500008.

OBJETIVO: Investigar a relação entre o aumento do índice de massa corporal e a prevalência e a gravidade da asma em escolares adolescentes residentes em Santa Maria e região (RS). MÉTODO: Estudo transversal de base populacional, do qual participaram 4.010 adolescentes (13 e 14 anos de idade), sem restrições de sexo, tendo preenchido de forma correta o questionário do International Study of Asthma and Allergies fase III (módulo asma). Utilizou-se o índice de massa corporal (kg/m2) com os seguintes percentis (Organização Mundial de Saúde) para definir o estado nutricional: abaixo do quinto (desnutrição), igual ou superior ao quinto e inferior ao 85° (normal), igual ou superior ao 85° e inferior ao 95° (sobrepeso), igual ou superior ao 95° (obesidade). Para verificar a associação entre índice de massa corporal e a prevalência e gravidade da asma, foi utilizado o teste do qui-quadrado para tendência linear, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: O aumento do índice de massa corporal mostrou associação positiva e significante com o da prevalência de "sibilos alguma vez" (p = 0,036) e a de "sibilos após exercício" (p = 0,008), independentemente do sexo. Quando estratificado por gênero, houve associação positiva apenas para "sibilos alguma vez" (p = 0,028) para meninos e "sibilos após exercício" (p = 0,03) para meninas. CONCLUSÃO: O aumento do índice de massa corporal associou-se com o aumento da prevalência de sibilos alguma vez na vida, mas não com o aumento da prevalência e gravidade da asma em adolescentes.

Keywords : Asma; prevalência; adolescentes; índice de massa corporal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese