SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue5  suppl.Injury control from the perspective of contextual pediatricsUnintentional injuries in the home environment: home safety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

HARADA, Maria de Jesus C. S; PEDROSO, Glaura César  and  VENTURA, Renato Nabas. A comunidade segura. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.5, suppl., pp. s137-s145. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000700003.

OBJETIVO: Analisar a efetividade de programas de prevenção de injúrias intencionais e não intencionais, em crianças e adolescentes, embasados nos princípios da comunidade segura. FONTES DE DADOS: Pesquisa eletrônica nas bases de dados MEDLINE e LILACS, correspondendo ao período de 2000 a 2005. Para prevenção de injúrias não intencionais, usaram-se os descritores: injury and prevention and community or population and intervention; para prevenção de injúrias intencionais, violence and prevention and community or population and intervention; foi tomada como limite a faixa etária de 0 a 18 anos. Critérios de inclusão: artigos originais, que estudaram a efetividade de intervenções utilizando mais de uma estratégia e abrangendo toda uma comunidade ou grupo, abordando injúrias intencionais e não intencionais, publicados em português, inglês ou espanhol. SÍNTESE DOS DADOS: Foram obtidos 152 estudos como resultado. Considerando os critérios de inclusão, foram encontrados cinco artigos sobre prevenção de injúrias não intencionais, um sobre prevenção de injúrias intencionais e um artigo que aborda as duas questões. As pesquisas analisadas evidenciam benefícios para crianças e adolescentes, em diferentes proporções. CONCLUSÕES: Os programas que trabalham com o conceito de comunidade segura ainda são em número restrito. As investigações analisadas neste estudo apresentam resultados positivos. É preciso aumentar esforços para o desenvolvimento dessa base de evidência, respeitando as características locais, desenvolvendo indicadores de avaliação que permitam melhor comparação entre diferentes trabalhos.

Keywords : Promoção da saúde; prevenção de acidentes; violência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese