SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue5  suppl.Unintentional injuries in the home environment: home safetyBullying: aggressive behavior among students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

LIBERAL, Edson Ferreira; AIRES, Roberto Tschoepke; AIRES, Mariana Tschoepke  and  OSORIO, Ana Carla de Albuquerque. Escola segura. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.5, suppl., pp. s155-s163. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000700005.

OBJETIVO: Revisão das estratégias para tornar o ambiente escolar seguro. Inicialmente os autores contextualizam a violência e os acidentes no ambiente escolar e fazem recomendações, baseadas em dados da literatura, para a implantação de escolas seguras. FONTE DE DADOS: Artigos publicados entre 1993 e 2005 na base de dados MEDLINE. Dados nacionais epidemiológicos e da literatura também foram pesquisados. SÍNTESE DOS DADOS: Há evidência crescente de que a intervenção tem múltiplos componentes. O foco político é a prática em educação em saúde com o envolvimento de toda a comunidade. O norte dessas intervenções é ajudar estudantes e toda a comunidade a adotar um comportamento seguro e saudável. As escolas estão assumindo um envolvimento crescente na promoção da saúde, prevenção de doenças e prevenção de trauma. Nesse contexto de prevenção de causas externas de morbimortalidade, é importante reconhecer o risco ambiental, locais e comportamentos de risco como favoráveis ao trauma e à violência, além de um novo conceito de acidentes como algo que possa ser evitado. CONCLUSÃO: A implementação da escola segura representa uma nova direção promissora para o trabalho preventivo baseado na escola. É importante notar que uma escola segura deve intervir não meramente na sua estrutura física, mas também torná-la tão segura quanto possível, trabalhando com a comunidade escolar por meio de educação em saúde, discutindo principalmente o comportamento saudável.

Keywords : Saúde escolar; medidas de segurança; prevenção de acidentes; violência; comportamento do adolescente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese