SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue6Impact of SciELO and MEDLINE indexing on submissions to Jornal de PediatriaSchoolchildren submitted to nasal fiber optic examination at school: findings and tolerance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

GASPARDO, Cláudia M.; LINHARES, Maria Beatriz M.  and  MARTINEZ, Francisco E.. A eficácia da sacarose no alívio de dor em neonatos: revisão sistemática da literatura. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.6, pp. 435-442. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1417.

OBJETIVO: Apresentar uma revisão de estudos empíricos, publicados entre 1993 e 2004, sobre a eficácia da solução de sacarose no alívio de dor em neonatos. FONTES DE DADOS: As informações foram coletadas nos bancos de dados, MEDLINE/PsycINFO/ISI WEB of SCIENCE/LILACS/SciELO, usando as palavras-chave sucrose, pain, newborn e neonate. SÍNTESE DOS DADOS: Solução de sacarose mostrou eficácia no alívio da dor no procedimento de punção em amostras de neonatos pré-termo e a termo. A administração da sacarose oral, na parte anterior da língua, foi recomendada 2 minutos antes do procedimento doloroso. Outras intervenções não-farmacológicas, como leite humano via sonda nasogástrica, sucção não-nutritiva e colo, mostraram efeito analgésico sinérgico quando administradas em associação com a sacarose. Na maior parte dos estudos, a dose única de 2 ml de sacarose a 25% demonstrou resultado positivo no alívio de dor. Não há conclusão sobre a melhor dose em um esquema de administração repetida; em poucos estudos, foi indicada a dose de 0,1 ml de sacarose a 24%. O efeito analgésico de alívio de dor promovido pela sacarose foi observado pelas alterações nas respostas comportamentais de atividade facial e choro dos neonatos. A freqüência cardíaca apresentou maior decréscimo no procedimento doloroso sob a intervenção da sacarose do que outras respostas fisiológicas. CONCLUSÕES: A eficácia da dose única da sacarose no alívio da dor aguda em neonatos encontra-se bem documentada na literatura. Entretanto, não há ainda conclusão sobre o esquema de uso da sacarose em doses repetidas.

Keywords : Dor; sacarose; neonato.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese