SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número6A eficácia da sacarose no alívio de dor em neonatos: revisão sistemática da literaturaA prevalência cumulativa de fatores de risco para doença cardiovascular em adolescentes iranianos: IHHP-HHPC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Pediatria

versão impressa ISSN 0021-7557

Resumo

SANTOS, Rubens S.; CIPOLOTTI, Rosana; D'AVILA, Jeferson S.  e  GURGEL, Ricardo Q.. Escolares submetidos a videonasofaringoscopia na escola: achados e aceitação. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.6, pp. 443-446. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000800006.

OBJETIVO: Verificar a aceitação da videonasofaringoscopia por crianças, no ambiente escolar, para avaliação de vegetações adenoideanas e determinar a sua prevalência nessa população MÉTODO: Estudo transversal realizado em amostra proporcional (n = 368) de escolares da primeira série do ensino fundamental de Aracaju (SE), com idades entre 6 e 13 anos, submetidos a videonasofaringoscopia flexível. Todas se submeteram à mesma rotina de exame, feito na própria escola, sem a necessidade de contenção ou qualquer tipo de sedação. RESULTADOS: As crianças que foram submetidas a avaliação nasofibroscópica aceitaram bem o procedimento, permitindo a adequada avaliação das cavidades do nariz e nasofaringe. A prevalência de hipertrofia adenoideana grau I foi de 50,6%, a de grau II foi de 35,1% e a de grau III foi de 14,3%. As hipertrofias adenoideanas graus II e III apresentam maior número de sintomas obstrutivos. CONCLUSÃO: A videonasofaringoscopia flexível pode ser realizada, com excelente aceitação, fora do ambiente hospitalar ou consultório, como mostra este estudo realizado em ambiente escolar, indicando que sua utilização pode ser mais ampla, tornando-a mais acessível a um maior número de pessoas. A prevalência dos três graus de hipertrofia adenoideana encontrada em Aracaju difere de alguns estudos por ter sido realizada em crianças não triadas para sintomas respiratórios.

Palavras-chave : Hipertrofia adenoideana; saúde escolar; escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês