SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue1Inflammatory myopathies in childhood: correlation between nailfold capillaroscopy findings and clinical and laboratory dataNasopharyngeal colonization with Streptococcus pneumoniae in children infected with human immunodeficiency virus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MIURA, Clarissa Schreiner; MIURA, Ernani; MOMBACH, Alice Beatriz  and  CHESKYA, Marisa. Prevalência de infecção congênita por citomegalovírus em recém-nascidos de uma unidade de tratamento intensivo de um hospital público. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.1, pp. 46-50. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1436.

OBJETIVO: Determinar a prevalência da infecção congênita por citomegalovírus em recém-nascidos internados na unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de Porto Alegre. METODOS: Estudo transversal, incluindo 261 recém-nascidos que nasceram em um hospital público da cidade de Porto Alegre no ano de 2003 e foram internados na unidade de terapia intensiva neonatal. Foi coletada amostra de urina nos primeiros 7 dias de vida e realizado o teste de reação em cadeia da polimerase para a pesquisa do DNA do citomegalovírus. RESULTADOS: A prevalência de infecção congênita por citomegalovírus na população estudada foi de 0,8% (IC 95%: 0,097-2,86). Devido à baixa prevalência, não foi possível associar fatores de risco. CONCLUSÕES: A prevalência de infecção congênita por citomegalovírus em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de Porto Alegre não foi considerada elevada, sendo semelhante à prevalência encontrada em outros estudos realizados.

Keywords : Citomegalovírus; citomegalovírus congênito; reação em cadeia da polimerase; recém-nascido.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese