SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue1The influence of sardine consumption on the omega-3 fatty acid content of mature human milkMonozygotic twins discordant for Goldenhar syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ROCHA, Geila A.; ROCHA, Edmundo J. M.  and  MARTINS, Ceci V.. Hospitalização: efeito sobre o estado nutricional em crianças. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.1, pp. 70-74. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1440.

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de crianças, por ocasião da admissão e da alta hospitalar, e fatores associados com o aparecimento e/ou agravamento da desnutrição MÉTODO: Estudo observacional de 203 crianças, menores de 5 anos de idade, internadas em um hospital na cidade de Fortaleza, entre agosto e dezembro de 2003. Comparou-se o estado nutricional, expresso em escore z, dos índices peso/idade, estatura/idade e peso/estatura no momento da admissão e da alta hospitalar, de acordo com sexo, idade, doença que motivou a internação e tempo de permanência no hospital. RESULTADOS: Na admissão, as prevalências de desnutrição moderada e/ou grave (< -2 z escore) foram 18,7, 18,2 e 6,9%, para os índices peso/idade, estatura/idade e peso/estatura, respectivamente. Das 186 crianças que completaram o estudo, 51,6% apresentaram perda ponderal, em especial as que tiveram internação prolongada e pneumonia como doença determinante da internação. Na alta hospitalar, as crianças com desnutrição permaneceram com seu estado nutricional inalterado, e 10 (9,17%) eutróficas evoluíram para desnutrição leve. CONCLUSÕES: A prevalência de desnutrição à admissão foi elevada, permanecendo inalterada por ocasião da alta. Hospitalização prolongada e pneumonia associaram-se à perda de peso durante a internação.

Keywords : Avaliação nutricional; criança; desnutrição hospitalar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese