SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue2Systematic literature review of modifiable risk factors for recurrent acute otitis media in childhoodSurface electromyography of facial muscles during natural and artificial feeding of infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BLANK, Danilo; ROSA, Luciana O.; GURGEL, Ricardo Q.  and  GOLDANI, Marcelo Z.. Produção brasileira de conhecimento no campo da saúde da criança e do adolescente. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.2, pp. 97-102. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1454.

OBJETIVOS: Verificar (a) a tendência das citações de artigos de pediatria oriundos de instituições brasileiras, no MEDLINE, de 1990 até 2004; (b) o número de artigos publicados em periódicos com os maiores fatores de impacto; e (c) a distribuição regional das instituições. MÉTODOS: Busca no PubMed com os seguintes limites: idade de 0 a 18 anos, língua inglesa, subconjuntos MEDLINE e humanos, afiliação brasileira. Para cada ano, comparamos os artigos encontrados com o total de citações no MEDLINE, obedecendo aos mesmos limites de busca, com exceção da afiliação; o mesmo foi feito com o total da produção científica brasileira citada no MEDLINE, sem limites de idade. Realizamos uma análise descritiva, usando o teste qui-quadrado para a tendência. Agregamos os dados relativos à publicação em periódicos com os maiores fatores de impacto em períodos de 3 anos. RESULTADOS: Entre 1990 e 2004, o MEDLINE citou 7.222 artigos de pediatria brasileiros, correspondendo a 0,95% de todos os artigos tratando da faixa etária de 0 a 18. O número absoluto de artigos brasileiros aumentou cinco vezes durante esse período. A fração de artigos brasileiros em relação ao número total de artigos aumentou de 0,51 a 1,60% (p < 0,01). A produção científica permanece fortemente concentrada na Região Sudeste do Brasil. CONCLUSÃO: As atividades brasileiras de pesquisa em pediatria demonstram uma tendência ascendente constante, proporcional ao crescimento de toda a produção científica brasileira.

Keywords : Produção científica; pesquisa em pediatria; bibliometria; fator de impacto.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese