SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue2Hearing screening in a neonatal intensive care unitFactors associated with risk of low folate intake among adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

VEIGA, Eneida Q. O.  and  BATISTA, Nildo A.. O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.2, pp. 115-120. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000200007.

OBJETIVO: Descrever e analisar o ensino de pediatria nas escolas médicas do estado do Rio de Janeiro quanto à estrutura, carga horária, inserção curricular, objetivos, conteúdos programáticos, cenários de aprendizagem e métodos de avaliação utilizados. MÉTODOS: Pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal em 16 cursos de pediatria de escolas médicas do estado do Rio de Janeiro. Dados obtidos junto aos coordenadores do ensino de pediatria das escolas investigadas e de documentos institucionais. RESULTADOS: Na organização do ensino, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados e os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. A pediatria ocupa uma média de 10,07% da carga horária total dos cursos, índice próximo ao preconizado nas últimas recomendações das sociedades de pediatria do Cone Sul. A inserção curricular ocorre, na maioria dos cursos, a partir do terceiro ano da graduação. A valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem é enfatizada, com uma avaliação centralizada no aluno e realizada predominantemente através de provas escritas. O percentual de atividades práticas no período que antecede o internato varia de 0 a 60% entre os cursos. CONCLUSÕES: O ensino de pediatria nas escolas do Rio de Janeiro apresenta ênfase em conteúdos que contemplam a formação geral do médico; na etapa anterior ao internato, a aula expositiva é preponderante; há utilização de cenários de atenção primária na formação; as avaliações apresentam centralidade na prova, priorizando a dimensão cognitiva na maioria dos cursos.

Keywords : Educação médica; educação de pré-graduação em medicina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese