SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue2Undergraduate teaching of pediatrics in medical schools of the state of Rio de JaneiroEndoscopic dilatation of esophageal strictures in children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

VITOLO, Márcia R.; CANAL, Queli; CAMPAGNOLO, Paula D. B.  and  GAMA, Cíntia M.. Fatores associados ao risco de ingestão insuficiente de folato entre adolescentes. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.2, pp. 121-126. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000200008.

OBJETIVO: Avaliar os fatores associados com risco para ingestão deficiente de folato entre adolescentes. MÉTODOS: O processo amostral deu-se por conglomerados através de sorteio sistemático de 40 setores censitários e dos domicílios, incluindo todos os indivíduos com idade entre 10 e 19 anos. Foram obtidos as medidas de peso, estatura, dobras cutâneas dos adolescentes e dados sociodemográficos da família. Utilizou-se o inquérito recordatório de 24 horas e inquérito de freqüência alimentar. A determinação do folato presente nos alimentos foi realizada por meio do programa Nutwin. Foi considerado risco para ingestão insuficiente quando a ingestão de folato era menor que a estimativa de requerimento médio. A análise estatística foi realizada por meio de regressão logística, utilizando modelo hierárquico. RESULTADOS: Os resultados foram obtidos com 722 adolescentes, com média de ingestão de folato de 145±117 µg e freqüência de adolescentes com risco de ingestão de folato abaixo da recomendação de 89%. Observou-se que os adolescentes com índice de massa corporal > ao percentil 85, aqueles com a circunferência da cintura > ao percentil 80 e com antecedentes familiares de doenças cardiovasculares, além do consumo não habitual de feijão e de vegetais verde-escuros, foram associados positivamente com a maior chance de risco para consumo insuficiente. CONCLUSÕES: Os adolescentes apresentaram risco elevado para ingestão insuficiente de folato, o que foi associado à maior faixa etária, circunferência de cintura maior que percentil 80, consumo não habitual de feijão e de vegetais verde-escuros.

Keywords : Adolescente; ácido fólico; hábitos alimentares; obesidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese