SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue2Response to polysaccharide antigens in patients with ataxia-telangiectasiaPulmonary function assessment in children and teenagers before and after surgical treatment for rheumatic valve disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BORGES, Wellington G. et al. Prevalência de rinite alérgica em adolescentes do Distrito Federal: comparação entre as fases I e III do ISAAC. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.2, pp. 137-143. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1461.

OBJETIVOS: Determinar a prevalência de rinite alérgica em um grupo aleatório de escolares de Brasília (DF), com idade entre 13-14 anos; avaliar suas tendências ao longo de 6 anos e comparar as taxas de prevalência entre diferentes grupos socioeconômicos. MÉTODOS: Dois estudos de corte transversal foram realizados com intervalo de 6 anos, usando o questionário escrito do protocolo ISAAC (fases I e III). Nesta pesquisa, 39 escolas foram escolhidas aleatoriamente, em oito regiões administrativas de Brasília, e divididas em três grupos, segundo as condições socioeconômicas da população. RESULTADOS: Foram obtidos 3.009 questionários, sendo 53,5% do sexo feminino e 80% de alunos de escolas públicas. As prevalências de rinite diagnosticada, rinite recente e rinite alérgica foram 20, 29,3 e 12,2%, respectivamente. A prevalência de rinite foi maior nas escolas privadas do que nas escolas públicas (17,8 versus 14,1%) e predominou no sexo feminino. Também foi maior nas populações de melhor nível socioeconômico (23,5 versus 12,2%). Comparando com dados de 1996, houve aumento significativo da prevalência de rinite diagnosticada (12,7 versus 20%, p = 0,001), aumento que ocorreu em todos os níveis socioeconômicos. CONCLUSÃO: Um grande número de crianças de 13 e 14 anos de idade do Distrito Federal está apresentando os sintomas relacionados à rinite, a maioria dos quais representa rinite alérgica. Em um período de 6 anos, a prevalência de rinite alérgica aumentou de maneira significativa, predominando no sexo feminino, e foi maior em crianças de escolas privadas e de nível socioeconômico mais elevado.

Keywords : Rinite alérgica perene; prevalência; adolescente; análise socioeconômica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese