SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue3Cranial Doppler resistance index measurement in preterm newborns with cerebral white matter lesionWho are the children with adequate weight who feel fat? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SILVA, Adriana P. R.; VITOLO, Márcia Regina; ZARA, Luis Fabrício  and  CASTRO, Carlos Frederico S.. Efeito da suplementação de zinco a crianças de 1 a 5 anos de idade. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.3, pp. 227-231. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000300013.

OBJETIVO: Avaliar o impacto da suplementação com zinco sobre os parâmetros nutricionais e bioquímicos entre crianças de 12 a 59 meses de idade. MÉTODOS: Foi realizado um estudo clínico randomizado unicego com 58 crianças entre 12 e 59 meses participantes do Programa Governamental de Combate a Carências Nutricionais, que fornecia mensalmente 2 kg de leite fortificado com ferro. O grupo intervenção (n = 28) foi suplementado com 10 mg/dia de sulfato de zinco por 4 meses, e o grupo controle (n = 30) recebeu solução placebo. Para avaliação do estado nutricional, utilizaram-se os indicadores peso por estatura e estatura por idade, expressos em escores z, do padrão de referência NCHS (National Center for Health Statistics), parâmetros bioquímicos de ferro e zinco séricos e concentração de hemoglobina e hematócrito. RESULTADOS: A suplementação com zinco não interferiu significativamente sobre as condições antropométricas das crianças. Ambos os grupos apresentavam concentrações iniciais baixas de zinco sérico. Após o término do período de intervenção, a variação nos níveis médios de hemoglobina (p = 0,002) e as concentrações de hematócrito (p = 0,001), zinco (p = 0,023) e ferro séricos (p = 0,013) foram significativamente mais elevadas no grupo suplementado. CONCLUSÃO: A suplementação com zinco promoveu melhora na resposta hemoglobínica e normalizou a concentração sérica de zinco. Os resultados mostram a importância de se estabelecer políticas de combate a carências nutricionais que também possam dar atenção à carência de zinco.

Keywords : Risco nutricional; micronutrientes; suplementação; alimentação infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese