SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue3  suppl.Viral hepatitis prevention by immunizationUniversal use of inactivated polio vaccine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

BRICKS, Lucia Ferro  and  BEREZIN, Eitan. Impacto da vacina conjugada contra Streptococcus pneumoniae em doenças invasivas. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.3, suppl., pp. s67-s74. ISSN 1678-4782.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000400008.

OBJETIVOS: Rever os estudos que avaliam o impacto da vacina conjugada 7-valente na incidência de doenças invasivas por pneumococo e analisar o possível impacto dessa vacina no Brasil. FONTE DE DADOS:Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE, LILACS, Cochrane Database Reviews (janeiro de 2000 a janeiro de 2006), selecionando-se para análise os artigos contendo as seguintes palavras-chave: Streptococcus pneumoniae, pneumococo, vacina conjugada, resistência, antibióticos e meningite. Também foi realizada busca de informações sobre o tema nos sites do Centers for Disease Control, Ministério da Saúde e Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. SÍNTESE DOS DADOS: A vacina conjugada 7-valente reduziu a incidência de doenças invasivas por pneumococo, número de consultas por doenças respiratórias de vias aéreas superiores e inferiores, consumo de antibióticos e incidência de doenças invasivas por pneumococo por cepas resistentes a antibióticos não apenas nas crianças vacinadas, como em adultos e idosos. No Brasil, os coeficientes de incidência de doenças invasivas por pneumococo em crianças menores de 5 anos são elevados, a taxa de letalidade de meningites pneumocócicas é alta e as taxas de resistência parcial e plena à penicilina aumentaram substancialmente nos últimos 5 anos. CONCLUSÕES:Devido aos benefícios diretos e indiretos do uso em larga escala da vacina conjugada 7-valente, essa vacina deve ser incluída no calendário básico de imunização do Brasil.

Keywords : Streptococcus pneumoniae; doença pneumocócica; vacinas conjugadas; pneumonia; meningite; resistência bacteriana.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English (pdf) | Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)