SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue3  suppl.Viral hepatitis prevention by immunizationUniversal use of inactivated polio vaccine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BRICKS, Lucia Ferro  and  BEREZIN, Eitan. Impacto da vacina conjugada contra Streptococcus pneumoniae em doenças invasivas. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.3, suppl., pp. s67-s74. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000400008.

OBJETIVOS: Rever os estudos que avaliam o impacto da vacina conjugada 7-valente na incidência de doenças invasivas por pneumococo e analisar o possível impacto dessa vacina no Brasil. FONTE DE DADOS:Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE, LILACS, Cochrane Database Reviews (janeiro de 2000 a janeiro de 2006), selecionando-se para análise os artigos contendo as seguintes palavras-chave: Streptococcus pneumoniae, pneumococo, vacina conjugada, resistência, antibióticos e meningite. Também foi realizada busca de informações sobre o tema nos sites do Centers for Disease Control, Ministério da Saúde e Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. SÍNTESE DOS DADOS: A vacina conjugada 7-valente reduziu a incidência de doenças invasivas por pneumococo, número de consultas por doenças respiratórias de vias aéreas superiores e inferiores, consumo de antibióticos e incidência de doenças invasivas por pneumococo por cepas resistentes a antibióticos não apenas nas crianças vacinadas, como em adultos e idosos. No Brasil, os coeficientes de incidência de doenças invasivas por pneumococo em crianças menores de 5 anos são elevados, a taxa de letalidade de meningites pneumocócicas é alta e as taxas de resistência parcial e plena à penicilina aumentaram substancialmente nos últimos 5 anos. CONCLUSÕES:Devido aos benefícios diretos e indiretos do uso em larga escala da vacina conjugada 7-valente, essa vacina deve ser incluída no calendário básico de imunização do Brasil.

Keywords : Streptococcus pneumoniae; doença pneumocócica; vacinas conjugadas; pneumonia; meningite; resistência bacteriana.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese