SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue3  suppl.Impact of pneumococcal conjugate vaccine on the prevention of invasive pneumococcal diseasesSafety, immunogenicity and efficacy of influenza vaccine in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CARVALHO, Luiza Helena Falleiros  and  WECKX, Lily Yin. Uso universal da vacina inativada contra poliomielite. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.3, suppl., pp. s75-s82. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000400009.

OBJETIVOS: Apresentar uma atualização da situação da poliomielite no mundo, número de casos anuais, regiões mais atingidas pela doença, vacinas disponíveis na atualidade, seus riscos e benefícios, utilização da vacina monovalente, riscos da disseminação de um vírus mutante na comunidade, progressos que têm sido realizados em termos de erradicação mundial e as propostas da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesse período de transição entre a erradicação global e o período pós-erradicação. FONTE DE DADOS: Foram consultadas bases de dados no período de 1955 a 2005 em MEDLINE, LILACS, The Web, Doctor's Guide; site da OMS e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e livro-texto. SÍNTESE DOS DADOS: Em 1988, a OMS estabeleceu como meta a erradicação da doença e a interrupção da transmissão do vírus selvagem globalmente. Desde então, houve um dramático impacto no declínio da doença, embora em 2005 ainda existam alguns países considerados endêmicos e outros onde a pólio retornou, por conta de vírus importados. As vacinas utilizadas no mundo são as clássicas tOPV e IPV e, dentro desse processo de erradicação, o uso de vacinas mOPV tem sido estimulado nos locais em que circula apenas um tipo de poliovírus. Entretanto, as vacinas OPV, além de disseminarem o vírus na comunidade, podem causar paralisias por reversão do processo de neurovirulência. CONCLUSÕES:Para um mundo livre da doença poliomielite, será preciso retirar o vírus de circulação, o que só será possível se a vacina OPV for descontinuada, conforme propostas da OMS para esse período de transição e para a era pós-erradicação.

Keywords : Poliomielite; vacina OPV; vacina IPV; erradicação de pólio; epidemia de pólio; poliomielite; Organização Mundial da Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese