SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Effectiveness of dual and triple antiretroviral therapy in the treatment of HIV-infected childrenProspective study of 11 Brazilian patients with mucopolysaccharidosis II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CONDE, Wolney L.  and  MONTEIRO, Carlos A.. Valores críticos do índice de massa corporal para classificação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.4, pp. 266-272. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1502.

OBJETIVO: Delinear sistema de classificação, composto de curva de referência e valores críticos, baseado na distribuição do índice de massa corporal (IMC) em população de referência nacional e destinado à avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros. MÉTODO: Dados de 13.279 homens e 12.823 mulheres com idade de 2 a 19 anos, extraídos da Pesquisa Nacional Nutrição e Saúde (1989), foram utilizados para construir a curva de referência. Utilizou-se o método LMS para o cálculo dos parâmetros da curva do IMC e a função polinomial para modelar esses parâmetros ao longo das idades. Os valores críticos para classificação do estado nutricional em déficit de peso, excesso de peso e obesidade foram expressos de acordo com centis e valores do IMC equivalentes a 17,5, 25 e 30 kg/m2 , respectivamente, aos 20 anos. RESULTADOS: Os valores dos parâmetros L, M e S foram tabulados em intervalos semestrais para cada sexo. A partir desses valores, foi construído o gráfico com nove centis da distribuição de referência do IMC. Foram apresentados os valores críticos equivalentes aos valores de 17,5, 25 e 30 kg/m2 no início da idade adulta. CONCLUSÃO: O sistema classificatório apresentado pode ser utilizado em avaliações clínicas e epidemiológicas, é similar metodologicamente à grande parte das curvas nacionais já apresentadas e oferece, ainda, a definição de baixo peso.

Keywords : Padrão de referência; estado nutricional; crianças; adolescentes; IMC.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese