SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Anemia in low-income exclusively breastfed infantsThe influence of support groups on the family of risk newborns and on neonatal unit workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MASCARENHAS, Maria Laura W.; ALBERNAZ, Elaine P.; SILVA, Mirian B. da  and  SILVEIRA, Regina B. da. Prevalência de aleitamento materno exclusivo nos 3 primeiros meses de vida e seus determinantes no Sul do Brasil. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.4, pp. 289-294. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000500011.

OBJETIVO: Determinar a prevalência do aleitamento materno exclusivo nos 3 primeiros meses de vida e os fatores determinantes em uma cidade da Região Sul do Brasil. MÉTODOS: Estudo de coorte prospectivo, envolvendo bebês nascidos entre setembro de 2002 e maio de 2003 na cidade de Pelotas (RS). Os dados foram obtidos através de entrevistas, nas maternidades e no domicílio, com mães de bebês entre 1 e 3 meses de idade. Para análise dos fatores relacionados à interrupção do aleitamento materno, foram realizadas análises univariada, bivariada e multivariada. RESULTADOS: Foram entrevistadas 940 mães de bebês com até 3 meses de idade, sendo que 39% destes recebiam aleitamento exclusivo e cerca de 1/3 já não mamava mais. Após análise multivariada por regressão logística, trabalho materno, uso de chupeta, renda familiar entre um e três salários mínimos e escolaridade paterna menor que 5 anos mostraram associação significativa com interrupção do aleitamento exclusivo antes dos 3 meses de vida. CONCLUSÕES: O aleitamento materno exclusivo nos primeiros 3 meses é pouco praticado na população de Pelotas (RS), em especial quando a mãe trabalha fora do lar, o pai tem pouca escolaridade e a criança faz uso de chupeta, o que reforça a necessidade de se continuar estimulando a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida.

Keywords : Aleitamento materno; lactação; alimentação infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese