SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Biochemical profile of coconut water from coconut palms planted in an inland region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CASSETTARI, Valéria C.; SILVEIRA, Isa R.; BALSAMO, Ana Cristina  and  FRANCO, Fábio. Surto em berçário por Klebsiella pneumoniae produtora de beta-lactamase de espectro estendido atribuído à colonização de profissional de saúde portador de onicomicose. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.4, pp. 313-316. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1519.

OBJETIVO: Descrever surto por Klebsiella pneumoniae produtora de beta-lactamase de espectro estendido em berçário de risco intermediário. MÉTODOS: Após identificação dos primeiros casos, a situação foi conduzida como surto, sendo intensificadas as medidas básicas de prevenção de infecções hospitalares e investigadas possíveis fontes de disseminação da bactéria. RESULTADOS: O surto durou 6 meses e atingiu 36 recém-nascidos, causando sete infecções e 29 colonizações. Na primeira fase do surto, os portadores evoluíram com infecção, porém, na segunda fase, os portadores eram assintomáticos e só foram identificados por culturas de vigilância. O surto foi resolvido após identificação e tratamento de profissional de saúde que apresentava onicomicose e era portadora de Klebsiella pneumoniae produtora de beta-lactamase de espectro estendido nas mãos. CONCLUSÃO: Detecção e controle da disseminação oculta da bactéria multirresistente entre os recém-nascidos de menor risco evitou sua instalação endêmica no berçário, bem como a conseqüente exposição dos pacientes mais graves e suscetíveis à infecção.

Keywords : Infecção hospitalar; klebsiella; epidemiologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese