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Estudo de caso-controle para desenvolver e estimar a validade discriminante de um questionário de avaliação de abuso sexual em crianças

OBJETIVOS: Desenvolver e estimar a validade discriminante de instrumento para determinar a probabilidade de ocorrência do abuso sexual em crianças. MÉTODOS: Estudo de caso-controle com 201 crianças que consultaram em ambulatórios de pediatria e locais de referência para vítimas de violência sexual, entre março e novembro de 2004. Casos eram crianças com suspeita ou revelação de abuso sexual e controles eram crianças sem suspeita de abuso sexual. Aplicamos, aos responsáveis, questionário com 18 itens e cinco opções de respostas segundo a escala Likert, abordando comportamento e sintomas físicos e emocionais apresentados pelas crianças. Excluímos nove crianças sem controle esfincteriano e um item com poucas respostas. Avaliamos a validade de constructo discriminante e a consistência interna dos itens com obtenção de coeficientes de correlação (Pearson, Spearman e Goodman-Kruskal), coeficiente alfa de Cronbach e cálculo da área da curva ROC (receiver operator characteristics). Calculamos a razão de verossimilhança e os valores preditivos positivos para os cinco itens do questionário com os melhores desempenhos. RESULTADOS: Questionário composto pelos cinco itens que melhor discriminaram crianças com e sem abuso sexual em dois contextos. A pontuação resultante da soma das respostas com pesos de 0 a 4 (amplitude de 0 a 20), através do teorema de Bayes (razão de verossimilhança), indica a probabilidade pós-teste de abuso sexual. CONCLUSÕES: O instrumento proposto é de fácil aplicação, auxiliando na identificação de crianças vítimas de abuso sexual. Definiu-se a pontuação que indica a probabilidade de abuso sexual, orientando na conduta de cuidado à criança.

Violência doméstica; vitimização infantil; violência sexual


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