SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue6Maximum oxygen uptake in adolescents as measured by cardiopulmonary exercise testing: a classification proposalBasic indicators of child health in an urban area in southern Brazil: estimating prevalence rates and evaluating differentials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SALVAGNI, Edila Pizzato  and  WAGNER, Mário Bernardes. Estudo de caso-controle para desenvolver e estimar a validade discriminante de um questionário de avaliação de abuso sexual em crianças. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.6, pp. 431-436. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000800007.

OBJETIVOS: Desenvolver e estimar a validade discriminante de instrumento para determinar a probabilidade de ocorrência do abuso sexual em crianças. MÉTODOS: Estudo de caso-controle com 201 crianças que consultaram em ambulatórios de pediatria e locais de referência para vítimas de violência sexual, entre março e novembro de 2004. Casos eram crianças com suspeita ou revelação de abuso sexual e controles eram crianças sem suspeita de abuso sexual. Aplicamos, aos responsáveis, questionário com 18 itens e cinco opções de respostas segundo a escala Likert, abordando comportamento e sintomas físicos e emocionais apresentados pelas crianças. Excluímos nove crianças sem controle esfincteriano e um item com poucas respostas. Avaliamos a validade de constructo discriminante e a consistência interna dos itens com obtenção de coeficientes de correlação (Pearson, Spearman e Goodman-Kruskal), coeficiente a de Cronbach e cálculo da área da curva ROC (receiver operator characteristics). Calculamos a razão de verossimilhança e os valores preditivos positivos para os cinco itens do questionário com os melhores desempenhos. RESULTADOS: Questionário composto pelos cinco itens que melhor discriminaram crianças com e sem abuso sexual em dois contextos. A pontuação resultante da soma das respostas com pesos de 0 a 4 (amplitude de 0 a 20), através do teorema de Bayes (razão de verossimilhança), indica a probabilidade pós-teste de abuso sexual. CONCLUSÕES: O instrumento proposto é de fácil aplicação, auxiliando na identificação de crianças vítimas de abuso sexual. Definiu-se a pontuação que indica a probabilidade de abuso sexual, orientando na conduta de cuidado à criança.

Keywords : Violência doméstica; vitimização infantil; violência sexual.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese