SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue6Basic indicators of child health in an urban area in southern Brazil: estimating prevalence rates and evaluating differentialsImpact of weekly treatment with ferrous sulfate on hemoglobin level, morbidity and nutritional status of anemic infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BRUNKEN, Gisela S. et al. Fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo e à introdução tardia da alimentação complementar no centro-oeste brasileiro. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.6, pp. 445-451. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000800009.

OBJETIVO: Identificar fatores associados à interrupção precoce (antes dos 4 meses) do aleitamento materno exclusivo e à introdução tardia (após os 8 meses) de alimentos complementares. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal, por meio de inquérito, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação de 2004 em Cuiabá (MT). A amostra consistiu de 921 crianças menores de 1 ano, cujos acompanhantes foram entrevistados utilizando questionário semi-estruturado. Aplicou-se técnica de probitos para avaliação da oferta de líquidos e sólidos, e análise de regressão logística para análise de fatores associados à introdução precoce de líquidos ou introdução tardia de sólidos. RESULTADOS: Observou-se elevado consumo de água e chás, seguido pelo de leite de vaca, nos menores de 120 dias. A chance de estar ofertando líquido no momento do inquérito foi maior para as crianças que receberam tais alimentos no dia da alta da maternidade. A partir dos 8 meses, aproximadamente 60% das crianças estavam recebendo sopa ou comida da família. CONCLUSÕES: A oferta de líquidos no primeiro dia em casa mostrou-se um bom preditor desse hábito nos primeiros 4 meses, reforçando a necessidade de ações no acompanhamento pré-natal e na maternidade sobre os malefícios dessa prática. Após os 8 meses, no entanto, há que se reforçar a importância da participação da criança na comida da família, especialmente para as mães adultas, com menos do que o 3º grau de escolaridade e primíparas.

Keywords : Desmame; alimentação complementar; inquéritos nutricionais; aleitamento materno; nutrição infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese