SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue6Agreement between scales for screening and diagnosis of motor development at 6 monthsMeasles and rubella antibody status in children after treatment for acute lymphoblastic leukemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BARRADAS, Juliana; FONSECA, Antonietta; GUIMARAES, Carmen Lúcia N.  and  LIMA, Geisy Maria de S.. A relação entre posicionamento do prematuro no Método Mãe-Canguru e desenvolvimento neuropsicomotor precoce. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2006, vol.82, n.6, pp. 475-480. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572006000800014.

OBJETIVO: Analisar as posturas adotadas pelos prematuros em decúbito ventral (DV) e lateral (DL) no Método Mãe-Canguru, relacionando-as com o desenvolvimento neuromotor precoce da criança. MÉTODOS: Uma amostra de 80 bebês prematuros, nascidos no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco e que permaneceram na Unidade Mãe-Canguru no período de julho a outubro de 2004, foi dividida em dois grupos. Um grupo de 40 bebês foi posicionado em DV, e o outro, também de 40 bebês, em DL. Ambas as amostras foram homogêneas entre si. Os bebês foram avaliados no dia da admissão na Unidade Mãe-Canguru e no dia da alta, através de uma avaliação biomecânica do posicionamento no canguru e do exame neurocomportamental de Dubowitz. A análise estatística dos resultados foi realizada pelo programa Epi-Info versão 6.04; o intervalo de confiança foi de 95%, sendo p significante quando apresentava valor inferior a 0,05. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa demonstram que as amostram foram homogêneas entre si e que os bebês em DL assumiram uma postura de maior flexão, associada a um maior enrolamento do tronco. Além disso, esses bebês apresentaram evolução em 13 dos 16 itens avaliados no exame de Dubowitz, enquanto o grupo DV apresentou evolução em 5 dos 16 itens avaliados. CONCLUSÃO: Observou-se que a posição em DL trouxe maiores benefícios com relação ao desenvolvimento neuromotor precoce dos bebês que compuseram a amostra. Porém, a realização de novos estudos de acompanhamento a longo prazo é importante.

Keywords : Prematuro; Método Mãe-Canguru; posicionamento; desenvolvimento neuromotor.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese