SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue1Iron bioavailability as a protective factor against anemia among children aged 12 to 16 monthsFactors associated with risk of low dietary fiber intake in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

OLIVEIRA, Maria A. A.; OSORIO, Mônica M.  and  RAPOSO, Maria C. F.. Fatores socioeconômicos e dietéticos de risco para a anemia em crianças de 6 a 59 meses de idade. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.1, pp. 39-46. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1579.

OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo identificar, utilizando modelagem estatística, os fatores de risco da anemia em crianças de 6 a 59 meses de idade no estado de Pernambuco, contemplando aspectos socioeconômicos e da dieta. MÉTODOS: A amostra constou de 746 crianças de 6 a 59 meses do estado de Pernambuco, nas quais foram realizados dosagem de hemoglobina e inquérito dietético recordatório de 24 horas. Foi analisado o risco de anemia em relação às variáveis socioeconômicas e de consumo alimentar, utilizando modelos de análise multivariada. RESULTADOS: Os fatores de risco para a anemia foram: alta proporção de calorias do leite de vaca, baixa densidade de ferro não-heme, baixa idade e baixa escolaridade materna, destacando-se que as crianças com menos de 24 meses apresentaram risco 3,61 vezes maior de serem anêmicas em relação às demais. CONCLUSÕES: O presente estudo reforça a importância de se conhecer o consumo alimentar das crianças no país para melhor estabelecer a sua associação com a ocorrência da anemia. Os resultados revelaram que os fatores que mais explicaram o risco de anemia foram, com relação à dieta, a maior proporção de calorias do leite de vaca e menor densidade de ferro não-heme, além de idade menor de 24 meses e baixa escolaridade materna.

Keywords : Anemia ferropriva; epidemiologia; fatores de risco; consumo de alimentos; nutrição infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese