SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue1Factors associated with risk of low dietary fiber intake in adolescentsEffect of evaporation and pasteurization in the biochemical and immunological composition of human milk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SALDIVA, Silvia Regina D. M. et al. Práticas alimentares de crianças de 6 a 12 meses e fatores maternos associados. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.1, pp. 53-58. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1588.

OBJETIVOS: Identificar as práticas alimentares de crianças de 6 a 12 meses de idade e sua associação com fatores maternos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de delineamento transversal, no qual foram analisados os dados do Projeto Amamentação e Municípios de 2004, conduzido em 136 municípios do estado de São Paulo com 24.448 crianças. O padrão de consumo de alimentos foi avaliado segundo a freqüência de crianças que receberam leite materno e outros alimentos nas últimas 24 horas, e a probabilidade de consumo dos alimentos, nas faixas de idade, foi estimada por meio da análise de probitos. RESULTADOS: O consumo de alimentos revelou que 50% receberam leite materno, 77% outros tipos de leite, 63% mingau, 87% frutas, 78% sopas, 64% comida de panela, 58% comida com feijão e 36% sopa ou comida com carne. A probabilidade de a criança, aos 6 meses de idade, consumir sopas é elevada (78%), comida de panela é baixa (39%), e a probabilidade dela receber leite materno é de 59%, inferior aos outros leites (70%) e mingau (63%). Encontrou-se associação entre consumo de refeições lácteas e mães primíparas, que trabalhavam fora e com maior escolaridade. Semelhantes achados foram observados para consumo de sopas, acrescido à idade da mãe superior a 20 anos. O consumo de comida de panela associou-se a mães com menos de 20 anos, que não trabalhavam fora, com menor escolaridade e multíparas. CONCLUSÃO: Verificou-se consumo excessivo de alimentos líquidos e semi-sólidos e a necessidade do aconselhamento adequado em alimentação complementar, considerando idade, primiparidade, escolaridade e trabalho materno.

Keywords : Alimentação complementar; aleitamento materno; desmame; nutrição infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese