SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue1Effect of evaporation and pasteurization in the biochemical and immunological composition of human milkStreptococcus pneumoniae: a study of strains isolated from cerebrospinal fluid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ARAUJO, Claudia C.; LIMA, Marília C.  and  FALBO, Gilliatt H.. Punção percutênea da veia subclávia em crianças e adolescentes: sucesso, complicações e fatores associados . J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.1, pp. 64-70. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000100012.

OBJETIVO: O objetivo do estudo foi verificar a freqüência de sucesso e de complicações da punção percutânea da veia subclávia em crianças e adolescentes e identificar os fatores associados. MÉTODOS: Estudou-se uma série de 204 punções percutâneas da veia subclávia, utilizando cateter de cloreto de polivinil (Intracath®) em crianças e adolescentes no Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira no período de 01/12/2003 a 30/04/2004. Foram analisadas variáveis relacionadas ao paciente, como idade, e relacionadas ao procedimento, como sucesso, tipo de anestesia, complicações, quem realizou e número de tentativas de punção. RESULTADOS: Houve sucesso em 89,2% das punções. O percentual de sucesso foi significantemente maior nas punções realizadas com a criança sob narcose (94%). Cerca de 43,2% das punções evoluíram com complicações relacionadas à inserção do cateter; no entanto, complicações de maior gravidade ocorreram em apenas 3,5% dos casos. Houve um maior número de complicações nas punções realizadas pelo residente do primeiro ano (58,8%), sendo que este realizou um percentual de procedimentos significativamente maior em crianças menores de 1 ano e com a realização de um maior número de tentativas no mesmo paciente. CONCLUSÕES: A realização do procedimento com o paciente sob narcose mostrou aumentar a chance de sucesso. Há maior chance de complicações relacionadas à inserção do cateter em punções de veia subclávia realizadas por médicos menos experientes, sendo prudente selecionar as punções em situações de maior risco para cirurgiões com maior experiência no procedimento.

Keywords : Veia subclávia; criança; cateterismo venoso central; complicações.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese