SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue2Salivary cortisol to assess the hypothalamic-pituitary-adrenal axisin healthy children under 3 years oldBrain death: medical management in seven Brazilian pediatric intensive care units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CALDEIRA, Antônio P.  and  GONCALVES, Eduardo. Avaliação de impacto da implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.2, pp. 127-132. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000200006.

OBJETIVO: Avaliar o impacto da Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre as práticas de aleitamento materno entre mães da área urbana de Montes Claros (MG). MÉTODOS: Realizou-se uma análise comparativa dos indicadores de aleitamento materno entre dois estudos transversais com amostras aleatórias de crianças com até 2 anos de idade, antes e depois da implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança para todos os serviços públicos de assistência ao parto na cidade. Curvas de sobrevida de Kaplan-Meyer foram construídas para os diversos padrões de amamentação. O teste de log rank foi usado para calcular o nível de significância das diferenças entre as curvas antes e após a Iniciativa. RESULTADOS: As curvas de sobrevida mostraram que houve aumento nas taxas de aleitamento materno no período estudado. O teste de log rank mostrou diferenças estatisticamente significantes para os diversos padrões de amamentação (p < 0,000). A duração mediana do aleitamento materno em geral passou de 8,9 para 11,6 meses. A duração mediana do aleitamento materno exclusivo passou de 27 dias para 3,5 meses. CONCLUSÕES A implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança em todas as maternidades públicas de Montes Claros aumentou significativamente as taxas de aleitamento materno do município. Como a situação ideal ainda não foi alcançada, novas estratégias devem ser implementadas para promover e apoiar as práticas de aleitamento materno.

Keywords : Aleitamento materno; avaliação de programas e projetos de saúde; leite humano; promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese