SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue2  suppl.New guidelines for the clinical management of febrile neutropenia and sepsis in pediatric oncology patientsAnalgesia and sedation in children: practical approach for the most frequent situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ZORZELA, Liliane; GARROS, Daniel  and  CAEN, Allan R. de. Análise crítica das novas recomendações para reanimação cardiopulmonar. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.2, suppl., pp. S64-S70. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000300008.

OBJETIVO: Descrever as novas recomendações da American Heart Association (AHA), baseado em evidências científicas organizadas pelo Comitê Internacional de Reanimação, endossado e disseminado por entidades norte-americanas e européias. FONTES DOS DADOS: Os guias para suporte básico e avançado de vida em pediatria publicados nas revistas Circulation em novembro de 2005 foram revisados, bem como as subseqüentes publicações sobre o mesmo tópico usando as palavras-chave cardiac arrest, basic life support, advanced life support, cardiopulmonary resuscitation e pediatric resuscitation, através dos métodos de busca PubMed e MEDLINE. SÍNTESE DOS DADOS: As maiores alterações foram na área de suporte básico de vida. O novo guia enfatiza a relação compressão torácica/ventilação para os profissionais da saúde treinados, que passa a ser 15:2 em todas as idades, exceto neonatos. É ressaltada a importância das compressões torácicas fortes e rápidas e a necessidade de se evitar a hiperventilação durante e após a parada cardiorrespiratória. O uso de megadoses de adrenalina foi retirado, bem como outras orientações. CONCLUSÃO: O guia mais recente de reanimação em pediatria da AHA tem como foco principal o atendimento básico pré-hospitalar. Está baseado na melhor evidência científica disponível, porém futuras pesquisas são necessárias para corroborar essas mudanças e trazer novas evidências para os futuros protocolos.

Keywords : Parada cardiorrespiratória; reanimação; intubação; morte; adrenalina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese