SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue3Results of a program for the prevention of blindness caused by retinopathy of prematurity in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

OLIVEIRA, Sheila Knupp Feitosa de. PANDAS: uma nova doença?. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.3, pp. 201-208. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000400004.

OBJETIVO: Apresentar as bases diagnósticas e analisar as evidências que têm sido apontadas para a etiopatogenia, tratamento e profilaxia de PANDAS. FONTES DOS DADOS: Revisão de literatura científica através do MEDLINE no período de 1989 a 2006. SÍNTESE DOS DADOS: Os critérios diagnósticos para PANDAS foram estabelecidos há quase 10 anos, mas ainda há muita controvérsia sobre a real existência desta nova doença pediátrica. A escolha deste nome para uma nova doença, supostamente de origem pós-estreptocócica, baseia-se no acrônimo de P (pediátrico, porque ocorre em crianças), A (auto-imune), N (neuropsiquiátrico), D (doença), A (associada) e S (Streptococcus). Os tiques e os sintomas obsessivo-compulsivos são as principais manifestações clínicas da doença e surgem após infecções estreptocócicas, provavelmente por mecanismos auto-imunes. Apesar de estes sintomas neuropsiquiátricos serem comuns na coréia reumática, também de etiologia pós-estreptocócica, em PANDAS faltam os movimentos clássicos da coréia e as outras manifestações de febre reumática. As possibilidades de terapia antimicrobiana e imunológica estão sendo pesquisadas e demonstram viabilidade de uso em alguns casos. CONCLUSÕES: Pesquisas ainda são necessárias para responder à pergunta-título. Enquanto isso não ocorre, a identificação de casos de tiques e transtorno obsessivo-compulsivo em crianças deve considerar a possibilidade de PANDAS, buscando a evidência de infecção estreptocócica precedendo os episódios.

Keywords : PANDAS; estreptococos; coréia; febre reumática; tiques; transtorno obsessivo-compulsivo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese