SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 número3PANDAS: a new disease?Safety, immunogenicity, and protective efficacy of two doses of RIX4414 live attenuated human rotavirus vaccine in healthy Brazilian infants índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Pediatria

versión impresa ISSN 0021-7557

Resumen

FORTES FILHO, João Borges; BARROS, Cristiano Koch; COSTA, Marlene Coelho da  y  PROCIANOY, Renato S.. Resultados de um programa de prevenção da cegueira pela retinopatia da prematuridade na Região Sul do Brasil. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.3, pp. 209-216. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000400005.

OBJETIVO: Descrever os resultados do programa de prevenção da cegueira pela retinopatia da prematuridade implantado em um hospital universitário de nível terciário desde 2002, conforme os critérios de triagem adotados no Brasil, e comparar alguns aspectos com critérios preconizados para outros países. MÉTODOS: Estudo observacional descritivo incluindo todos os prematuros nascidos na instituição com peso de nascimento < 1.500 g ou idade gestacional < 32 semanas que sobreviveram até a sexta semana pós-natal no período entre outubro de 2002 e junho de 2006. Os exames oftalmológicos iniciaram na sexta semana de vida e foram repetidos de acordo com a necessidade até a regressão da doença. RESULTADOS: Foram incluídos 300 recém-nascidos e detectaram-se 18 casos de doença limiar e tratável (18/300, 6%) com o critério brasileiro. Um dos pacientes não realizou tratamento, pois desenvolveu doença após a alta hospitalar e não retornou para exame a tempo de realizar o tratamento. Com critérios sugeridos para países desenvolvidos, haveria redução na totalidade de exames nas mesmas condições, porém não teriam sido detectados 11,76% dos casos de doença limiar. CONCLUSÕES: O critério para a triagem de prematuros definido para o Brasil foi eficaz na detecção dos casos tratáveis da doença. Evitou-se a cegueira em 17 prematuros nesse período. A universalização deste programa em hospitais universitários ou nas redes de saúde pública e privada do país contribuiria para evitar uma das principais causas de cegueira infantil prevenível e tratável nos países em desenvolvimento. No momento atual, haveria risco em se modificar esse critério no Brasil.

Palabras llave : Prematuridade; retinopatia da prematuridade; retinopatia da prematuridade [epidemiologia]; retinopatia da prematuridade [prevenção & controle]; cegueira [prevenção & controle]; triagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués