SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue5  suppl.Current perspectives for treating children with diabetic ketoacidosisHemodynamic and metabolic effects of vasopressin infusion in children with shock author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BRANCO, Ricardo Garcia et al. Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.5, suppl., pp. S128-S136. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000700003.

OBJETIVO: Revisar a literatura sobre a fisiopatologia de hiperglicemia e controle glicêmico em crianças e adultos com sepse e doença crítica. FONTES DE DADOS: Pesquisa não sistemática da literatura médica através da base de dados MEDLINE usando os termos hiperglicemia, controle glicêmico, terapia insulínica intensiva, sepse e terapia intensiva. Os artigos foram selecionados de acordo com sua relevância, conforme a opinião dos autores. SÍNTESE DOS DADOS: A hiperglicemia é freqüente em crianças com doenças críticas e está associada a desfecho negativo. Em adultos, não há um consenso sobre a eficácia e segurança do controle glicêmico. Descrevemos os possíveis mecanismos envolvidos em toxicidade da glicose e os efeitos benéficos do controle glicêmico. Estudos iniciais demonstraram que o uso de insulina para atingir controle glicêmico reduziu a morbimortalidade em terapia intensiva em adultos; no entanto, estudos recentes não confirmaram esses achados. É importante destacar que o controle glicêmico está evidentemente associado a aumento da incidência de hipoglicemia. A eficácia do controle glicêmico ainda não foi estudada em crianças criticamente doentes. CONCLUSÃO: O controle glicêmico é uma nova opção terapêutica em terapia intensiva. Evidências conflitantes em adultos significam que, antes de aplicar esta abordagem em pediatria, é necessário avaliá-la em ensaio clínico.

Keywords : Hiperglicemia; controle glicêmico; nível de glicose; terapia insulínica; terapia intensiva; pediatria.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese