SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue6The impact of admission to a pediatric intensive care unit assessed by means of global and cognitive performance scales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SILVEIRA, Patrícia P.; PORTELLA, André K.; GOLDANI, Marcelo Z.  and  BARBIERI, Marco A.. Origens desenvolvimentistas da saúde e da doença (DOHaD). J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.6, pp. 494-504. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1728.

OBJETIVO: Apresentar um novo ramo da ciência, denominado origens desenvolvimentistas da saúde e doença (DOHaD), abordando conceitos, métodos de estudo, aspectos éticos e perspectivas para essa área do conhecimento. FONTES DOS DADOS: Revisão não sistemática da literatura biomédica, com o intuito de obter referências históricas e atualizadas relacionadas com o tema em discussão. SÍNTESE DOS DADOS: Estudos recentes demonstram associações entre agravos ocorridos em fases iniciais do desenvolvimento somático e a amplificação do risco para doenças crônicas ao longo da vida, tais como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Diferentes modelos foram propostos na tentativa de melhor explicar essas associações, como a teoria do fenótipo poupador, a programação, as respostas adaptativas preditivas e o conceito de concordância ou contraste. Alguns dos possíveis mecanismos envolvidos nesses processos são: efeitos do ambiente sobre a expressão gênica, através de mecanismos epigenéticos; efeitos de sinais hormonais transmitidos ao feto através da placenta ou ao recém-nascido através da lactação. CONCLUSÕES: O DOHaD agrega informações advindas de várias áreas do conhecimento, propondo novas metodologias de investigação no sentido de esclarecer a influência de eventos adversos ocorridos em fases precoces do desenvolvimento humano sobre o padrão de saúde e doença ao longo da vida. Esse novo campo da ciência propõe novos modelos de causalidade e mecanismos envolvidos no surgimento e desenvolvimento de doenças crônicas. Os resultados dessas investigações poderão resultar em impacto significativo na prevenção de doenças crônicas, bem como na promoção de saúde em diferentes fases da vida.

Keywords : DOHaD; programação; hipótese de Barker.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese