SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue6Incidence of hypotonic-hyporesponsive episodes associated to the combined DTP/Hib vaccine used in Brazilian National Immunizations ProgramGastroesophageal reflux and asthma in childhood: a study on their relationship using esophageal PH monitoring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

FERNANDES, Rômulo A. et al. Utilização da impedância bioelétrica na indicação do excesso de gordura visceral e subcutânea. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.6, pp. 529-534. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1722.

OBJETIVO: Analisar a relação e o desempenho da impedância bioelétrica na indicação do excesso de gordura visceral e sobrepeso/obesidade em jovens brasileiros. MÉTODOS: A amostra foi composta por 811 jovens de ambos os sexos (de 11 a 17 anos). A identificação do estado nutricional foi baseada no valor da dobra cutânea tricipital e gordura relativa (impedância bioelétrica) e no excesso de gordura visceral no valor da circunferência de cintura. A análise estatística utilizou valores médios, desvios padrão, correlação linear, teste t de Student e curva ROC. RESULTADOS: Em ambos os gêneros, impedância bioelétrica apresentou bom desempenho na identificação do simultâneo excesso de gordura visceral e sobrepeso/obesidade, sendo mais específica (masculino = 92,4%; feminino = 93,8%) do que sensível (masculino = 86,1%; feminino = 71,8%). CONCLUSÃO: Em conclusão, os achados oferecem suporte para o uso da impedância bioelétrica na identificação do excesso de gordura visceral e subcutânea em adolescentes.

Keywords : Circunferência abdominal; estado nutricional; obesidade; adolescentes; análise de impedância bioelétrica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese