SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue6Prevalence of allergic rhinitis and its impact on the use of emergency care services in a group of children and adolescents with moderate to severe persistent asthmaIndirect calorimetry: a tool to adjust energy expenditure in very low birth weight infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BELTRAO, Marcela Rosa L. R.; VASCONCELOS, Maria Gorete L.; PONTES, Cleide Maria  and  ALBUQUERQUE, Maria Clara. Câncer infantil: percepções maternas e estratégias de enfrentamento frente ao diagnóstico. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2007, vol.83, n.6, pp. 562-566. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572007000800014.

OBJETIVO: Conhecer a percepção materna frente ao câncer infantil e as estratégias de enfrentamento em uma unidade pediátrica do Recife. MÉTODOS: Realizou-se um estudo descritivo e exploratório conduzido pela pesquisa qualitativa, com base no relato de 10 mães acompanhantes, seguindo o método de amostragem por saturação. O local da investigação foi a unidade de oncologia pediátrica do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira. O trabalho de campo transcorreu no período de março a maio de 2006, utilizando técnicas de observação e entrevista gravada, em resposta a três questões norteadoras. Utilizou-se análise de conteúdo, modalidade temática transversal, sendo extraídos temas recorrentes do corpus das categorizações. RESULTADOS: As entrevistadas tinham idade entre 22 e 39 anos, sendo duas mães de filho único. Entre as percepções maternas do momento vivido, sobressaíram-se os temas: atitudes e sentimentos revelados na descoberta da doença; o esclarecimento como subsídio para o enfrentamento; e o apoio social. CONCLUSÕES: O diagnóstico do câncer infantil na perspectiva materna revelou uma experiência chocante, dolorosa e desesperadora, além da sensação de "perda", deixando a "vida sem sentido". Os suportes para o apoio familiar foram: as crenças religiosas individuais, a família, a equipe de saúde e os amigos.

Keywords : Câncer; doença crônica; diagnóstico; criança; família; apoio social.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese