SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4The participation of fathers in the breastfeeding process: experiences, knowledge, behaviors and emotionsBasal cortisol in asthmatics on two different doses of fluticasone propionate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SILVA, Danielle G. da; FRANCESCHINI, Sylvia do C. C.  and  SIGULEM, Dirce M.. Crescimento de lactentes não-anêmicos suplementados com diferentes doses profiláticas de ferro. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2008, vol.84, n.4, pp. 365-372. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1817.

OBJETIVO: Comparar os efeitos de diferentes doses profiláticas de ferro sobre o crescimento e estado nutricional de lactentes não-anêmicos. MÉTODOS: Estudo do tipo prospectivo e randomizado. Lactentes de 5,0 a 6,9 meses de vida que atenderam aos critérios de inclusão e apresentaram hemoglobina capilar ≥ 11 g/dL foram alocados randomicamente em três grupos com doses profiláticas de suplemento de ferro (sulfato ferroso) de 1 mg/kg/dia (n = 39), 2 mg/kg/dia (n = 36) e 25 mg/semana (n = 39). A suplementação durou 16 semanas. Foram avaliados peso e comprimento. O estado nutricional foi avaliado por meio dos escores z do peso/idade, comprimento/idade e peso/comprimento com base na referência da Organização Mundial da Saúde (2006). Os dados de morbidade foram obtidos durante as visitas mensais. RESULTADOS: Antes da suplementação, os grupos apresentaram similar estado nutricional. Não houve diferença entre os grupos na ingestão diária de nutrientes. Durante o estudo, o ganho de peso, o ganho de comprimento e os incrementos nos índices antropométricos não diferiram estatisticamente entre os grupos suplementados. A ocorrência e duração dos episódios de morbidade não diferiram estatisticamente entre os grupos. De modo geral, observaram-se melhorias nos índices peso/idade e peso/comprimento na população estudada, porém o comprimento/idade não apresentou diferenças antes e após a suplementação. CONCLUSÃO: As diferentes doses profiláticas de ferro não exerceram efeito diferenciado sobre o crescimento e estado nutricional dos lactentes não-anêmicos.

Keywords : Crescimento; ferro; administração e dosagem; lactente; anemia ferropriva; morbidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese