SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4  suppl.Treatment of inborn errors of metabolism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

SOUZA, Ricardo Timm de  and  GOLDIM, José Roberto. Ética, genética e pediatria. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2008, vol.84, n.4, suppl., pp.S2-S7. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572008000500002.

OBJETIVOS: Refletir sobre o que é ética, em uma perspectiva contemporânea, e quais as características do relacionamento familiar que podem interferir na interface da genética com a pediatria. FONTES DOS DADOS: Os dados que foram utilizados provêm da produção intelectual dos próprios autores e de outras referências bibliográficas. SÍNTESE DOS DADOS: A genética tem apresentado novos desafios à ética. Na pediatria, em particular, onde o atendimento do paciente é quase que indissociável do relacionamento contínuo com a sua família de origem, essas questões se ampliam ainda mais, gerando novas questões até então não enfrentadas pelos profissionais de saúde. CONCLUSÕES: Com base nas reflexões realizadas, é possível ressaltar a importância do reconhecimento ativo do outro em suas múltiplas dimensões e as repercussões que esta perspectiva agrega à relação médico-paciente-família.

Keywords : Ética; genética; família.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License