SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue5Concurrent validity and reliability of the Alberta Infant Motor Scale in premature infantsToilet training: situation at 2 years of age in a birth cohort author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

KHAN, Rizwan A. et al. Crianças com linfadenopatia cervical significativa: análise clínico-patológica e papel da aspiração por agulha fina no contexto indiano. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2008, vol.84, n.5, pp. 449-454. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1840.

OBJETIVO: Estudar o perfil clínico-patológico de crianças indianas com linfadenopatia cervical e o papel da citologia aspirativa por agulha fina com ênfase especial na tuberculose como causa. MÉTODOS: Foram incluídas 89 crianças com faixa etária de 10 meses a 12 anos, admitidas em nosso hospital de abril de 2004 a março de 2005. Todos os pacientes foram submetidos a completa avaliação clínica e investigativa em relação à linfadenopatia cervical. Medidas de desfecho incluíram estado clínico e a capacidade de testes convencionais em categorizar tipos diferentes de linfadenopatia e sua utilidade no diagnóstico de linfadenite tuberculosa. A variabilidade interobservador foi analisada através do teste de kappa, tendo boa concordância. RESULTADOS: A hiperplasia reativa foi o tipo mais comum de linfadenite, seguida da granulomatosa. Os linfonodos do triângulo posterior unilateral foram o grupo afetado com maior freqüência no grupo de linfadenopatia cervical tuberculosa. A aspiração por agulha fina, seguida da coloração de Ziehl-Neelsen, histopatologia e cultura em associação, obteve sucesso em realizar o diagnóstico em 85,7% dos casos de etiologia tuberculosa. CONCLUSÕES: A aspiração por agulha fina é uma ferramenta diagnóstica valiosa no tratamento de crianças com apresentação clínica de linfonodos cervicais aumentados. A técnica reduz a necessidade de procedimentos mais invasivos e dispendiosos, principalmente em países em desenvolvimento.Cultura e histopatologia, entretanto, devem ser consideradas em casos nos quais a citologia aspirativa por agulha fina não é diagnóstica.

Keywords : Linfadenopatia cervical; citologia aspirativa por agulha fina; crianças.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese